Actualidade

10 países africanos com os preços mais altos de gasolina

manuelsumbo
Mar 18, 2022

Em toda a África, os preços da gasolina tendem a aumentar. Esse problema se agravou por uma série de factores, incluindo a crescente escassez da commodity.

Vamos falar um pouco da Nigéria, onde a gasolina está escassa há cerca de um mês. Alguns especialistas informaram que o caso da Nigéria começou depois que o país importou inadvertidamente combustível adulterado.

Os esforços da empresa estatal de energia do país da África Ocidental (a NNPC) para limpar o produto contaminado do mercado inevitavelmente resultaram em escassez. Desde então, alega-se que os comerciantes têm acumulado e especulado.

Apesar do recente aumento de preços na Nigéria, o país não está na lista de países africanos com os preços de combustível mais altos da África, talvez isso se deva ao facto de o governo nigeriano subsidiar fortemente a commodity.

Subsaariana

O aumento do custo da gasolina na África  também foi atribuído à invasão russa da Ucrânia. Há temores de que, à medida que o conflito continue a aumentar, possa ter um impacto ainda mais negativo nos custos de energia na África.

Abaixo está uma lista que mostra os 10 principais países africanos com os preços mais altos da gasolina em março de 2022, de acordo com dados disponibilizados pela Global Petrol Prices.

Zimbábue: Este país tem o maior custo de gasolina da África. Um litro de gasolina custa até 2.153 dólares. No início deste mês, o ministro de Energia e Desenvolvimento de Energia do país, Zhemu Soda, explicou que os frequentes aumentos nos preços da gasolina foram impulsionados por desenvolvimentos na indústria internacional de petróleo. O Zimbábue não é um produtor de petróleo, embora houvesse relatos conflitantes sobre a descoberta de petróleo bruto no norte do país em 2018.

Seychelles: Este país insular tem o segundo preço de combustível mais caro da África, segundo dados. Um litro de gasolina neste país é vendido por 1.541 dólar. Actualmente, o país não produz petróleo e gás, embora algumas empresas petrolíferas internacionais estejam ocupadas na prospecção de potenciais depósitos de petróleo em suas muitas costas.

Malawi: Malawi segue com 1.426 dólar por um litro de gasolina. Diz-se que o país tem grandes perspectivas de descobrir reservas de petróleo bruto no Lago Malawi.

África do Sul: Aqui, um litro de gasolina custa USD 1.413. Em 2019, a Total Energies anunciou que havia feito uma grande descoberta de condensados ​​de gás em um de seus campos de exploração na África do Sul. Especialistas disseram que isso poderia melhorar significativamente a sorte do país.

Uganda: Neste país, um litro de gasolina custa USD 1.389.  O alto custo da gasolina em Uganda ocorre apesar do fato de que o país realmente produz petróleo. Verificações da Business Insider Africa mostram que as reservas de petróleo bruto do país, em 2021, eram de 2,5 bilhões de barris.

Maurício: Este país tem o sexto preço de gasolina mais caro da África, com USD 1,381 por litro. Maurício atualmente não produz petróleo, embora especialistas digam que há perspectivas.

Burundi: Neste país da África Oriental, um litro de gasolina custa UDS 1.340.  De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, este país atualmente não possui fontes locais de petróleo bruto ou gás natural.

Senegal: Neste país francófono da África Ocidental, custa USD 1.299 para comprar um litro de gasolina. O país descobriu alguns depósitos de petróleo bruto entre 2014 e 2017, embora a exploração em grande escala tenha sido adiada até 2023.

Lesoto: Neste país, USD custa 1.231para comprar um litro de gasolina. O país não tem depósitos de petróleo confirmados.

Ruanda: Aqui, um litro de gasolina custa USD 1.230. Este país da África Oriental não produz petróleo bruto.

Fonte: Africanews