Actualidade

175 suspeitos de crimes contra mulheres e crianças detidos em três dias

manuelsumbo
Jun 01, 2022

Uma operação policial para travar crimes de violência contra mulheres e crianças em Angola, realizada em três dias, resultou na detenção de 175 suspeitos, dos quais 37 indiciados por crimes de homicídio, agressões e ofensas corporais.

De acordo com o relatório da operação “BASADI”, realizada de 18 a 20 de maio de 2022, nas 18 províncias do País, foram registados 331 crimes e Luanda liderou a lista de crimes, seguido pelas províncias do Zaire, Cuando-Cubango, Moxico, Namibe, Bengo e Benguela.

A polícia apreendeu também três armas de fogo e desmantelou um grupo na província do Bengo que se dedicava a roubos e furtos de placas eletrônicas e deteve os 13 integrantes.

Pelo menos 317,6 quilogramas de estupefacientes foram apreendidos nas províncias do Zaire, Namibe e Huíla no decurso da operação, coordenada pela presidente da Rede Mulher Polícia de Angola, comissária-chefe Elizabeth Maria Ranque Franque.

A operação foi realizada com a envolvência de 90% do efetivo do género feminino da Polícia Nacional de Angola.

Tendo em conta a tendência de ressurgimento de crimes, cujas vítimas são mulheres e crianças, as forças de defesa e segurança vão continuar a desenvolver as actividades operacionais diárias, com intensificação das acções durante as diferentes fases das eleições gerais previstas para agosto, com vista a transmitir segurança aos cidadãos”, refere-se no relatório.

Lusa