Actualidade

Detidos presumíveis autores do incêndio do Shopping Lindeza

armandomaquengo
Abr 25, 2022

Os presumíveis autores do incêndio de medias proporções, que destruiu, na tarde de domingo, 15 lojas do Shopping Lindeza, no distrito do Hoji ya Henda, município do Cazenga, encontram-se detidos para o processo de investigação.

O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) em Luanda, intendente Faustino Minguês, referiu hoje, segunda-feira, à ANGOP que na altura do incêndio estavam a ser realizados trabalhos de soldadura, que deu origem a um curto-circuito.

“Fomos alertados por funcionários que estavam a ser realizados trabalhos de soldadura, que deu origem a um curto-circuito. Os trabalhos de investigação continuam, porque até os presumíveis autores, encontram-se detidos, como um elemento para o processo de investigação”, sublinhou.

O oficial referiu que ficaram também parcialmente destruídas outras seis lojas e os danos financeiros causados pelo incêndio ainda estão a ser avaliados.

Faustino Minguês disse que os bombeiros utilizaram 57 efectivos e quatro viaturas para extinguir o incêndio e quatro outros carros de apoio, num período de cinco horas.

O incêndio, nas lojas que comercializavam, principalmente, materiais de construção, vestuários, utensílios de cozinha e electrodomésticos, começou às 13h00 20m .

O complexo comercial é composto por várias naves e mais de 100 lojas diversas.

Entretanto, durante o fim-de-semana, os bombeiros registaram ainda oito incêndios supostamente causados por curto-circuito e negligência tendo como sectores mais afectados o da habitação, transporte e ambiente nos municípios de Cacuaco, Viana, Cazenga, Kilamba Kiaxi e Luanda.