Saúde

95 pessoas inscritas para cirurgias gratuitas no Uíge

joaquimjose
Jan 24, 2023

Noventa e cinco pessoas que vivem com problemas de ileostomia (intestinos fora do abdómen), inflamações na bexiga e hérnia inguinal, na província do Uíge, inscreveram-se, desde o fim-de-semana, para beneficiarem de cirurgias gratuitas.

A informação foi passada, segunda-feira, pela directora do Gabinete Provincial da Saúde do Uíge, Kavenaweteko Aldelaide Malavo, durante o balanço das 105 cirurgias gratuitas, realizadas no Hospital Geral do Uíge (HGU).

Sem avançar a data para a realização da próxima campanha de cirurgias, disse apenas estarem em curso as inscrições de pacientes com problemas de ileostomia, inflamações na bexiga e hérnia inguinal.

Sobre as cirurgias feitas no fim-de-semana, a ANGOP constatou que três pacientes ainda estão sob observação médica, sendo que o estado de saúde é estável. As cirurgias foram promovidas pela organização filantrópica Meditur e o HGU.

Foram asseguradas por 35 técnicos de saúde da Meditur (cirurgiões gerais, instrumentistas, técnicos biológicos, pediátricos, anestesistas, técnicos de apoio hospitalar), assim como contou com a participação de 187 profissionais de saúde da região.

Kavenaweteko Aldelaide Malavo aproveitou a ocasião para pedir desculpas à sociedade pelo “comportamento festivo” dos técnicos de saúde, durante a realização da última cirurgia.

Apesar desse comportamento, disse que a avaliação foi positiva, em função de superar a expectativa. “A previsão era a realização de 90 cirurgias, mas atingimos 105”, concluiu