Cultura

“A pressa” marca abertura do Festival Internacional de Cinema em Luanda

joaquimjose
Jan 24, 2023

O filme “A pressa”, do realizador Nguabi Silva, foi responsável por abrir 4ª edição do Festival Internacional de Curta-Metragem (Fesc-Kianda), na passada sexta-feira, em Luanda, no evento que decorrerá até ao dia 27 do corrente mês.

Segundo a Angop, a abertura do evento ficou ainda marcada com uma homenagem ao cineasta angolano Asdrúbal Rebelo, pelos seus feitos no cinema nacional.

O festival, irá apresentar 36 filmes dos países da Comunidades de Língua Portuguesa (CPLP), que retratam diversos assuntos da realidade dos países.

O evento, que vai atribuir 25 distinções e certificados de participação ao Melhor filme, realizador, actor, actriz, figurino e fotografia, tem como objectivo incentivar a produção nacional, distribuição e difusão de obras cinematográficas e audiovisuais.

Pretende igualmente promover o debate sobre o mercado de distribuição e a exibição cinematográfica nacional, bem como incentivar a sociedade a apreciar e divulgar as obras de cinema e audiovisual na CPLP, incitar o investimento, atrair financiamento, bem como garantir que se faça intercâmbio dentro e fora da comunidade.

Promovido pela VS Lequeus Audiovisual, o evento vai analisar questões relacionadas com a sétima arte, entre estudantes e profissionais da área.

Participam do festival, que decorre sob o lema “Cinema como fonte de desenvolvimento”, artistas do Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

São parceiros do Fesc-Kianda a Comissão Administrativa do Município de Luanda, o Instituto Guimarães Rosa (Ex-CCBA) e o Horizonte Njinga Mbande.

A terceira edição realizou-se em Janeiro de 2022 e o homenageado foi o cineasta angolano Nguxi dos Santos.