Actualidade

Aberto posto do Serviço de Migração e Estrangeiro no Cazenga

manuelsumbo
Abr 19, 2022

Um posto de atendimento do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) foi inaugurado, esta terça-feira (19), em uma antiga nave do complexo escolar do Cazenga, município do Cazenga, no âmbito da descentralização dos serviços.

No acto de inauguração, o ministro do interior, Eugénio César Laborinho, referiu que a abertura do posto do SME vai aproximar e aumentar ainda mais a confiança dos cidadãos em relação aos serviços essenciais.

Segundo o ministro do interior, a infra-estrutura representa a preocupação do Executivo em levar os serviços ao encontro do cidadão, no âmbito da desconcentração dos serviços públicos.

Eugénio César Laborinho adiantou que a abertura do espaço vai evitar que os cidadãos e empresários da circunscrição se desloquem para outros pontos de Luanda para tratar da emissão do passaporte e outros actos migratórios

“ Com a construção deste posto de atendimento, pretende-se privilegiar o principio digital nas relações entre o SME e os utentes, ao mesmo tempo aumentar os níveis de confiança dos cidadãos nos Serviços de Emigração e Estrangeiros, bem como reforçar a interacção e interligação entre os serviços da administração publica” referiu.

No entanto, o administrador do Cazenga, Tomás Bica, disse ter sido atendido o grito de socorro dos cidadãos, nacionais e estrangeiros, que a muito aguardavam por estes serviços mais próximo da comunidade, pois vai encurtar grandes distâncias e maximizar os poucos recursos, na lógica de “a vida faz-se nos municípios”.

Já o secretário da Comunidade dos Comerciantes Oeste Africano no Cazenga, Câmara Amidu, há mais 20 anos em Angola, disse que a abertura do posto vai facilitar a vida de muitos cidadãos que vivem de forma ilegal e de outros que antes tinham de ir na baixa de Luanda para tratar da situação migratória.

De referir que este é o segundo posto do SME no Cazenga, perfazendo um total de onze (11) na província de Luanda.

Angop