Acreditado novo embaixador de Angola no Malawi
O Presidente da República do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, procedeu esta quinta-feira a acreditação formal de Azevedo Xavier Francisco, como embaixador de Angola Não Residente, em cerimônia ocorrida no palácio Kamuzu, em Lilongwe, capital do país.
O acto de acreditação oficial do diplomata angolano foi assistido por altos funcionários da Presidência do Malawi.
Na mesma ocasião, foram igualmente recebidos e oficialmente reconhecidos, os embaixadores do Ghana, Indonesia, Turquia, Israel, Qatar, Ruanda , Palestina, Oman e Qatar;
Observadores locais atribuem particular importância ao incremento das relações diplomáticas entre Angola e o Malawi, um país da região da SADC, sem saída para o mar e com uma população estimada em 20 milhões de habitantes. A agricultura é o grande suporte da sua economia.
O Malawi quer cooperar com Angola nos domínios da Defesa e Segurança, Transportes, Comércio, Pescas, além da compra dos derivados de petróleo, como combustíveis e lubrificantes.
A margem da cerimônia de acreditação, o embaixador Azevedo Francisco manteve encontros informais com altos responsáveis dos setores da Defesa e dos Transportes. Até sábado próximo, aqui em Lilongwe, o diplomata angolano tem agendadas reuniões de trabalho com altos responsáveis da Agricultura, Turismo e Industria.
No domínio militar, por exemplo, o Malawi está interessado em formar os seus soldados e oficiais nas escolas angolanas e aproveitar a experiência das FAA, neste segmento específico.
O mesmo foco foi manifestado em relação aos Transportes, particularmente o aéreo, tendo sido sugerido pelas autoridades locais do sector, o início de conversações oficiais, visando incluir o Malawi nas rotas da companhia de bandeira nacional, a TAAG.
Fonte: JA