Politica

Administrador do INAPEM defende diálogo regular sobre o empreendedorismo na CPLP

armandomaquengo
Nov 07, 2022

O administrador Executivo do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Bráulio Augusto, defendeu, em Lisboa, o “diálogo aberto e regular” entre as instituições dinamizadoras do empreendedorismo no seio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O administrador João Bráulio Augusto, chefiou uma delegação do INAPEM que participou, sábado, em Lisboa, no “Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo, no âmbito da CPLP”, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (SEBRAE).

No evento, no qual representou o Presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Bráulio Augusto defendeu que os organismos competentes da CPLP precisam “promover um diálogo aberto e regular, entre os sectores que impulsionam as micro e pequenas empresas, tendo em vista o fortalecimento das relações e um maior alinhamento entre acções programáticas das diferentes instituições”.

Lembrou, também, que “este alinhamento deve ter em atenção a Agenda Política da comunidade, aprovada na reunião dos ministros da Economia, Comércio e Finanças dos Países Membros, realizada em Abril último, em Luanda”.

A posição do Administrador Executivo do INAPEM para o Departamento de Estudo e Estatística foi manifestada quando dissertava no encontro sobre o tema   “O panorama dos pequenos negócios em Angola”, reiterando que “o instituto mantém o compromisso de concertar permanentemente com outras organizações congéneres a intensificação do intercâmbio multilateral entre os que integram as micro e pequenas empresas da comunidade, para que se possam consolidar nas trocas comerciais, e, consequentemente, impactar a economia dos Estados Membros”, enfatizou.

O encontro “Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo, no âmbito da comunidade dos Países de Língua Portuguesa” foi aberto pelo secretário executivo da CPLP, embaixador Zacarias da Costa.

A reunião contou ainda com outras intervenções circunstanciais, entre as quais a do representante de Angola junto da CPLP, embaixador Oliveira Encoge, que interveio no painel sobre “O tema e os propósitos da presidência angolana da CPLP”.

O certame foi marcado também pela realização de sessões de trabalho restritas entre os representantes dos diversos países, em que procuraram analisar, de forma conjunta, propostas de medidas para os diversos constrangimentos apontados por cada um dos países em relação ao apoio prestado aos pequenos negócios nas respectivas realidades.

JA