Actualidade

Adolescente condenado a oito anos de prisão por homicídio do irmão

manuelsumbo
Mai 17, 2022

O adolescente Gabriel Sopite, de 17 anos de idade, foi condenado, esta terça-feira, pelo Tribunal Provincial do Huambo, a oito anos de prisão efectiva pelo crime de homicídio qualificado do seu irmão, em Outubro de 2021.

De acordo com o tribunal, o réu pôs fim a vida do seu irmão de 13 anos de idade, por enforcamento, no interior de uma casa de banho da escola primária nº 53, localizada no Académico, no interior da cidade do Huambo, alegadamente por crença ao feiticismo.

O juiz de direito presidente da causa, Sebastião Sambuta Samanãnha, condenou igualmente o réu a indemnizar os progenitores com um milhão 500  mil Kwanzas pelos danos morais causados, ao pagamento de 100 mil de taxa de justiça e cinco mil de emolumentos ao defensor oficioso.

Gabriel Sopite declarou, no primeiro interrogatório, ter assassinado o irmão, enquanto praticante de Ju-Jutsu, depois de um pacto maligno, com a finalidade se tornar rico, em curto espaço de tempo, caso matasse um dos membros da família.

Falando à ANGOP, o sociólogo Atanagildo Paulo de Castro disse que o caso representa um atentado ao estado normal da sociedade, por pôr em causa a paz e tranquilidade da família e dos demais indivíduos a volta.

Por isso, aconselhou as famílias a promoção de uma convivência assente nos princípios da boa educação e na crença dos valores do cristianismo, de modo a manter os filhos e educandos longe de outras crenças.

“Precisamos trabalhar mais na ocupação dos jovens e adolescentes, com a inclusão em programas de recuperação, para que as crianças deixem de constituir ameaça, quer para as famílias, quer para a estabilidade da sociedade”, disse.

Angop