Actualidade

Adolescente quer bater recorde mundial de pessoa mais jovem a voar sozinho pelo mundo

manuelsumbo
Mai 19, 2022

Mack Rutherford, um britânico belga de 16 anos que está a tentar quebrar o actual recorde mundial de pessoa mais jovem a voar sozinho ao redor do mundo, chegou quarta-feira ao Aeroporto Wilson em Nairobi, no Quênia.

Ele foi recebido na pista por alunos e funcionários da Kenya School of Flying.

A circunavegação planeada de Rutherford ao mundo usando uma aeronave ultraleve Shark começou em 23 de março em Sofia, Bulgária, dois meses depois que sua irmã de 19 anos, Zara Rutherford, estabeleceu o recorde mundial de mulher mais jovem a voar sozinha ao redor do mundo.

“Houve alguns lugares difíceis em termos de visibilidade, como Cartum, onde a visibilidade era bastante baixa, onde sempre consegui pousar com segurança perfeita. E então, na verdade, em Nairobi, a base de nuvens era muito baixa e havia montanhas altas, então eu tive que contornar, mas estava tudo bem e estou muito feliz.”  Afirmou o jovem piloto ao chegar em Nairobi.

O instrutor-chefe de voo, capitão Sestilio David, disse que a visita de Rutherford foi “inspiradora” e que serviria para “motivar os jovens aviadores” da escola.

Mack anunciou seus planos em 15 de fevereiro no Aeroporto Biggin Hill de Londres, menos de um mês depois que Zara Rutherford, sua irmã completou o voo solo de volta ao mundo, aos 19 anos.

Mack, que actualmente está no meio de seus níveis A, se tornou o piloto mais jovem do mundo depois de se qualificar aos 15 anos.

O recorde actual para a pessoa mais jovem a circunavegar o globo solo é detido pelo britânico Travis Ludlow, que tinha 18 anos na época.