Actualidade

África não é uma prioridade para a Europa

manuelsumbo
Jul 20, 2023

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que o continente africano não é uma prioridade para a Europa e lamentou que tal aconteça.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na cerimónia de encerramento do Eurafrican Forum, que decorre desde terça-feira e que terminou hoje, em Carcavelos, arredores de Lisboa, considerou que a Europa está a envelhecer, enquanto a população africana está a crescer, “mas com pobreza e condições que aparentemente não são conhecidas, percebidas e compreendidas por muitos europeus”.

“Sejamos francos: claro que podemos falar através dos muitos milhões para África e até podemos dizer que a maior parte está de acordo com os objectivos estabelecidos até 2063 pela União Africana, mas África não é uma prioridade para a Europa”, frisou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “uma parte da Europa não compreende África” porque “há países [europeus] que nunca tiveram a experiência de conhecer África como devia ser”.

“Ou tiveram mas esqueceram-na”, vincou o Presidente português, referindo que os países da Europa Central e de Leste não têm a experiência de relacionamento que evocou e, no caso dos países do norte da Europa, tiveram-na nas décadas de 1970, 1980 e 1990, “mas de uma maneira que não reconhecem que nalguns deles não é uma prioridade para parte das suas opiniões públicas”, acrescentou.

Enquanto os países do sul da Europa “conhecem [África] melhor”, mas os tempos actuais marcam o “fim dos impérios”, considerou.

À semelhança do que se passa em Portugal, disse, “permaneceu uma forma de olhar para África que é eurocêntrica, que não aceita que o ponto de vista africano não é o ponto de vista europeu”.

Lusa