Desporto

África terá Superliga de clubes a partir de 2023 com prémio de 100 milhões de dólares

manuelsumbo
Jul 07, 2022

Os principais times da África vão disputar uma Superliga a partir de 2023. O anúncio foi feito no último domingo pelo presidente da Confederação Africana de Clubes, Patrice Motsepe.

A princípio, a Superliga Africana será disputada em paralelo com a Liga dos Campeões da África. O número de equipas não foi anunciado oficialmente, mas estima-se que serão 24 clubes divididas em três grupos de oito.

Nós fomos procurados por muitos investidores e patrocinadores, que estão ansiosos por cooperar conosco na Superliga Africana. (O torneio) tem um potencial enorme para levantar o futebol africano e torná-lo ainda mais poderoso disse Motsepe.

Os detalhes do torneio serão revelados no dia 10 de agosto, num evento na Tanzânia. O início da Superliga está previsto para agosto de 2023.

Vai se discutir com os acionistas nas próximas semanas sobre os mecanismos do torneio. Uma parte importante do dinheiro da Superliga será investida de volta no futebol africano.

Parte do processo envolve dar 1 milhão de dólares por ano para todas as confederações de futebol da África para o desenvolvimento.

Actualmente, o futebol africano tem dois torneios continentais: a Liga dos Campeões da África que dá acesso ao Mundial de Clubes, enquanto a Copa da Confederação Africana é a segunda competição com mais prestígio, equivalente à Liga Europa.