Actualidade

Africell nomeia novo CEO em Angola e reafirma revolução de serviços no sector  

armandomaquengo
Nov 15, 2023

A Africell, apresentou nesta quarta-feira 15 de Novembro, em Luanda, o novo CEO em Angola, Jorge Vazquez, encarregado de liderar a próxima etapa do crescimento da empresa no país, na sequência de sucesso em cargos de liderança nos Estados Unidos da América, na AT&T, Cricket Wireless e Mobilelink.


Por: Armando Maquengo
Segundo informações prestadas à imprensa, no acto da apresentação oficial, Jorge Vazquez, de nacionalidade americana, junta-se à Africell vindo da empresa de telecomunicações Mobilelink, com sede em Houston, onde actuou como Vice-Presidente de Vendas e Estratégia, embora, antes disso, tenha trabalhado na ATT, tida como maior operadora de rede móvel dos Estados Unidos da América, onde foi Vice-Presidente e Director-Geral do mercado do sul do Texas, uma unidade de negócios de US$ 2 bilhões com mais de 2.200 funcionários.

Em declarações, Jorge afirmou que tem, no total, 15 anos de experiência de nível executivo em empresas de telecomunicações grandes, complexas e em rápido crescimento. Liderou e esteve envolvido no lançamento de quatorze novos mercados e supervisionou a construção e abertura de mais de duas mil (2.000) lojas, cuja experiência dá-lhe uma forte base de conhecimento e experiência para liderar a Africell Angola.

“Estou entusiasmado por me juntar à Africell Angola nesta fase crucial do COIT desenvolvimento”, afirma Jorge Vazquez. “Embora a Africell tenha sido inicialmente lançada em Angola há quase dois anos e já tenha acumulado uma quota de mercado impressionante, manteve a mentalidade de uma startup, o que significa que ainda está a avançar rapidamente e a fazer as coisas de forma diferente. Gosto de liderar equipas em fase de crescimento dinâmico e estou ansioso por acelerar o progresso em direcção ao objectivo final da Africell, que é o de ser o maior e melhor fornecedor de serviços móveis em Angola”, avançou o CEO.

Em relação à competição de mercado, Jorge disse há, certamente coisas que durante o tempo em opera no país já fez e faz muito bem, daí que precisa primeiro prestar maior atenção a questões internas, que passam pelo melhorar e capacitar o capital humano, pois não havia tanta competição no mercado nem oportunidades, antes de olhar para o concorrente.

Avançou igualmente que, em 2024, a Africell Angola vai duplicar o número de torres e acrescentar mais 4 províncias na expansão de serviços, eventos que vai anunciar de forma faseada. A Africell tem actualmente mais de 700 torres e, cada torre custa 150 mil dólares. Este investimento vai responder a exigências como o capital humano, rede e equipamentos.

“A africell tem muito a oferecer para as comunidades. Como equipa, o nosso plano é ter mais angolanos a representar os cargos de direcção. Queremos dar essa contribuição ao país”, disse Jorge Vazquez.

Para dar seguimento à revolução da comunicação no país, o novo CEO avançou, a título de exemplo, manter o preço mais baixo dos serviços, a qualidade de internet, numa altura em que, aquando da sua implementação os preços dos serviços eram muito elevados e pouco acessíveis.

Africell faz balanço positivo do seu funcionamento em Angola

A Africell é a única operadora de rede móvel de direito americano na Africa Subsaariana e, o governo dos EUA, através da Development Finance Corporation (DFC), é o maior investidor externo da empresa.

Dados apurados durante o evento, avançam que, desde o lançamento dos seus serviços em Angola, em Abril de 2022, a Africell transformou o sector das telecomunicações de Angola e apoiou os esforços do governo angolano na atração de mais investimento internacional. Em Julho de 2022, a Africell tornou-se a primeira operadora em Angola a oferecer serviços 5G, e em Abril de 2023, lançou em Angola a Afrimoney, a sua plataforma de dinheiro móvel, numa tentativa de aumentar a inclusão financeira e conectar mais angolanos à economia formal. A Africell fornece actualmente conectividade nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Cuanza Sul, que contam com uma população de quase 15 milhões de pessoas.

“Angola é um mercado de enorme crescimento para a Africell e precisamos de um líder com a combinação certa de experiência, capacidades e abordagem para capitalizar a oportunidade”, afirma Ziad Dalloul, CEO, Presidente e Fundador do Grupo Africell, que tem a sede em Londres. “O Jorge tem um profundo conhecimento dos aspectos comerciais e operacionais das telecomunicações e possui um histórico impressionante de gestão de equipas grandes e diversificadas, para o alcance de metas de crescimento ousadas. À medida em que a Africell Angola for continuando a sua rápida implementação, o Jorge irá implementar a nossa estratégia no terreno, mantendo os elevados padrões de fiabilidade e acessibilidade técnica e financeira da Africell”, acrescentou.

Salientar que a rede da Africell em Angola utiliza tecnologia segura da Nokia e é a única rede móvel comercial em África que é totalmente compativel com NDAA (National Defence Authorisation Act). Ao mesmo tempo, os preços da Africell são significativamente inferiores aos de outras operadoras em Angola, o que significa que os clientes da Africell Angola desfrutam de uma combinação, sem precedentes, de velocidades ultra-rápidas e uma generosa relação qualidade/preço.

Realçar que, a Africell fornece cobertura de rede móvel e serviços tecnológicos a mais de 16 milhões de assinantes na Africa Subsaariana. Operamos em Angola, República Democrática do Congo, Serra Leoa e Gâmbia. A Africell, única operadora de rede móvel de direito americano em Africa, emprega directa e indiretamente mais de 10.000 pessoas. A Afrimoney é a marca dos serviços de dinheiro digital da Africell.