Saúde

Angoalissar e IACC apelam para auto-exame mensal e regulares para detecção precoce do cancro da mama

armandomaquengo
Nov 06, 2023

A Angoalissar, o maior distribuidor de mercadorias e bens de consumo em Angola, lançou recentemente a sua 5ª campanha anual de sensibilização para o cancro da mama intitulada “O seu
toque pode salvar a sua vida”, soube o WI-AO.

Em parceria com o Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), a Angoalissar organizou workshops educativos em todas as suas localizações, atingindo mais de 300 pessoas.

O cancro da mama é o cancro mais comum entre as mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Em Angola, mais de 200 novos casos de cancro da mama são diagnosticados todos os anos e é a principal causa de morte por cancro entre as mulheres. A detecção precoce do cancro da mama pode melhorar significativamente a sobrevivência e os resultados do tratamento.

A campanha Angoalissar visou sensibilizar para a importância do auto-exame mensal e dos exames médicos regulares para a detecção precoce do cancro da mama. Os seminários centraram-se em ensinar às mulheres e aos homens como efectuar correctamente os auto-exames para verificar se existem anomalias. Os participantes também ficaram a conhecer os recursos disponíveis para mamografias e cuidados médicos.

“O cancro da mama não discrimina em função do sexo, da idade ou do estatuto económico”, afirmou Hiba Nesr, Directora de Sustentabilidade da Angoalissar. “Através desta campanha, esperamos capacitar as pessoas com os conhecimentos e as ferramentas para assumirem o controlo da sua saúde. A detecção precoce salva vidas, e juntos podemos fazer a diferença. Todos os anos, convidamos o IACC a ensinar este tema aos nossos trabalhadores, bem como a saber onde encontrar ajuda. Se for tratado atempadamente, o cancro da mama tem 90% de hipóteses de ser
curado”.

Para além dos workshops, a campanha da Angoalissar incluiu marketing interno e externo para divulgar informações sobre os riscos do cancro da mama, sinais de alerta e recomendações de rastreio.

A empresa também fez doações ao IACC para apoiar aos 60 pacientes e familiares internados no hospital e confeccionou cestas básicas para entregar à Semana Rosa, ONG que trabalha durante todo o ano para consciencializar as comunidades e apoiar as mulheres que lutam ou são sobreviventes da doença.