Angola aumenta exportação de gás para Europa
Angola aumentou, nos últimos meses, a exportação de Gás Natural Liquefeito para França, Espanha, Bélgica, Itália, Polónia, Reino Unido e Portugal (Europa), produzidos a partir da fábrica Angola LNG, instalada no município do Soyo, Zaire.
Segundo dados, em produção plena, podem ser exportados da sua fábrica até 70 carregamentos de LNG por ano.
A multinacional conta com uma frota de sete navios, com capacidade de transportar mais de 160 mil metros cúbicos de Gás Natural Liquefeito e 44 mil toneladas métricas de propano, sendo que a China, a Índia e alguns países europeus são as principais receptoras do produto.
Quanto à maior fracção produzida de Gás Natural Liquefeito (LNG), a empresa conta com dois tanques de armazenamento, com capacidade de 159 mil metros cúbicos.
A Angola LNG tem capacidade diária para abastecer dois navios, uma vez que dispõe de três fortes sistemas de abastecimento (Docas).
De acordo com os dados, a Índia lidera lista de compradores de LNG, com cerca de 32 por cento das importações, correspondente a um volume de 869,83 mil toneladas métricas (TM) de gás natural liquefeito (LNG). Foi a maior compradora do produto de Angola no segundo trimestre de 2021.
Com produtos vendidos ao preço médio de 502,143 dólares norte-americanos por tonelada, o LNG registou receitas de 436,78 milhões dólares norte-americanos, de acordo com dados oficiais do Governo angolano.
O Gás Natural Liquefeito teve ainda como destino a China, com 14,77 por cento, e o Paquistão, com 14,65 por cento. No total, foram exportados cerca de 1,17 milhões de toneladas métricas, no segundo trimestre de 2021, dos quais 74,59 por cento da LNG.
Do volume total exportado, registaram-se receitas de 573,98 dólares norte-americanos.
Angop