Angola com stand para mostrar potencialidades marinhas em Portugal
Angola vai expor as potencialidades marítimas, num stand, no quadro da Conferência dos Oceanos, em Lisboa (Portugal), a decorrer de 27 de Junho a 1 de Julho.
Segundo a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, que falava à imprensa à margem de um encontro com a Coordenadora do Sistema das Nações Unidades em Angola, trata-se de uma oportunidade para o país mostrar as suas potencialidades em termos dos recursos marinhos, no âmbito da promoção da economia azul.
“Angola vai mostrar as suas potencialidades oceânicas, a importância dos oceanos, a economia azul e circular”, reforçou.
Conforme a ministra, a intenção é mostrar que os oceanos garantem riquezas, emprego, sustentabilidade e, de uma forma moderna, contribuem para a cooperação, o mutualismo e a solidariedade entre os povos, pois não distanciam as populações e as economias, mas permitem a colaboração entre todos para a amizade mundial.
Carolina Cerqueira adiantou que o mar tem riquezas que contribuem para o mercado de emprego e a cooperação entre os povos.
A Conferência dos Oceanos é um apelo à acção pelos oceanos e servirá para se exortar os líderes mundiais e todos os decisores a aumentarem a ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos.
O evento acontece num momento crítico, pois o mundo procura resolver muitos dos problemas profundamente enraizados nas sociedades e evidenciados pela pandemia da Covid-19.
A Conferência de Lisboa tem como objectivo dar soluções para os problemas do mundo, despertando a necessidade de investimentos por todos os países nos mares e a promoção da sustentabilidade e da economia azul num caminho que beneficiará a todos.
JA