Angola define pecuária como prioridade para reduzir a pobreza
O executivo angolano definiu a pecuária como uma das grandes prioridades para combater a fome, redução da pobreza e promoção do desenvolvimento social e económico das populações.
O objectivo consiste em contribuir e permitir a auto-suficiência alimentar e nutricional das populações.
Por isso, através do Plano Nacional de Fomento da Pecuária (PLANAPECUÁRIA), serão aplicadas um conjunto de medidas baseadas em nove pontos estratégicos, dos quais se destaca o fomento da produção de carne bovina, suína, caprina/ovina e aves, bem como leite, ovos, mediante financiamento a produtores, preferencialmente agrupados em associações ou cooperativas.
Outra preocupação tem que ver com a melhoria do sistema de recolha e tratamento de dados estatísticos de produção de carne e produtos pecuários, bem como fortalecer capacidades técnicas, através da formação de quadros especializados. Desenvolver a investigação científica e inovação tecnológica, são outros pontos a serem aplicados.
Com a implementação do PLANAPECUÀRIA, o Governo prevê aumentar a produção de proteínas animal e seus produtos pecuários, contribuir para o desenvolvimento do comércio, ao mesmo tempo que espera aumentar as receitas fiscais, resultados que deverão constar no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2023-2027.