Politica

Angola e Portugal assinam programa-quadro para a Defesa

armandomaquengo
Jun 15, 2022

O ministro da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e a ministra portuguesa da Defesa Nacional, Helena Carreiras, assinaram hoje, no Forte de São Julião da Barra, arredores de Lisboa, o “Programa-Quadro no Domínio da Defesa 2022-2026”.

Trata-se de um documento que, segundo João Ernesto dos Santos, contempla “importantes vectores para a capitalização da cooperação”, onde se insere o “Memorando de Entendimento para a colaboração académica entre os institutos de Defesa Nacional de Angola e de Portugal”.

Segundo o ministro, que interveio depois de ter assinado o documento, este programa-quadro engloba também um “protocolo de cooperação” entre os dois ministérios referente à realização de “estágios no âmbito da política de defesa nacional”.

João Ernesto dos Santos sublinhou, também, a importância de uma reflexão “sobre a definição das modalidades para a implementação do Acordo Técnico Bilateral existente entre os dois ministérios, no domínio da prestação de apoio hospitalar aos militares e respectivos familiares nacionais em serviço, ou em trânsito, nos territórios e que foi assinado em 2013”.

Um outro objectivo do programa, de acordo com o governante angolano, é a “participação conjunta em missões de paz, sob a égide das Nações Unidas e da CPLP, particularmente na componente da defesa, no quadro da nova estratégia para dar maior visibilidade desta importante comunidade”.

Para João Ernesto dos Santos, é também importante “o apoio de Portugal para beneficiação por Angola dos fundos da União Europeia para a capacitação dos efectivos nacionais no domínio da segurança marítima”.

A terminar, o ministro angolano da Defesa enalteceu as iniciativas tendentes a criar as condições para a “implementação da célula de Cooperação Militar e Civil para as Missões de Apoio à Paz (CIMIC)”, cujo objectivo “visa a participação conjunta nas Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária”.

JA