Angola ganha clube de dadores de sangue no Namibe
O gabinete provincial da Saúde do Namibe criou, nesta terça-feira, em Moçâmedes, o “Clube dos Salva Vidas”, destinado a mobilizar dadores de sangue.
No lançamento do referido Clube, a vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Carla Maísa Tavares, disse que o Dia Mundial do Dador de sangue (14 de Junho) serve para reverenciar esses “heróis” e mobilizar outros para aderir à causa, daí a criação do grupo, no Namibe.
“A comemoração defende a adesão de mais voluntários, pois a doação, além de ser voluntária, é, também, um acto de nobreza, de solidariedade e de amor ao próximo”, disse a governante.
Agradeceu o gesto dos primeiros 145 voluntários do Clube, que se comprometem a sensibilizar outros sobre a importância e a necessidade do sangue nos hospitais.
O director do gabinete provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, lembrou que o sangue é um recurso biológico insubstituível, pelo que a dieção deve ser um acto regular.
Informou que Clube dos Salva vidas (CSV) será coordenado pela responsável da hemoterapia provincial, com supervisão do director provincial da saúde e em um dos cinco municípios haverá um coordenador.
De Janeiro a Maio do corrente ano foram realizadas 724 doações no hospital provincial “Ngola Kimbanda”, 993 no hospital provincial materno infantil, 65 no hospital municipal do Tômbwa , 51 na Bibala e 15 no Camucuio.
Angop