Angola já conta com lista nacional de medicamentos essenciais
São cerca de 400 medicamentos que constam da lista nacional de medicamentos essenciais, apresentada em Luanda.
De acordo com a Representante da OMS em Angola, Djamila Cabral, fazem parte desta lista analgésicos, antidepressivos, antialérgicos, antibióticos, entre outros, que os cidadãos devem ter acesso em quantidades a qualquer momento.
A responsável explicou ainda que os medicamentos essenciais são seguros, eficazes e de alta qualidade e devem estar sempre disponíveis nas unidades sanitárias em funcionamento em quantidade e em formas farmacêuticas com as devidas informações e a preço acessível.
Por sua vez, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, reconheceu haver muito ainda por se fazer para a melhoria do sector farmacêutico, mas o Ministério da Saúde tem trabalhado com afinco na elaboração e actualização da regulamentação deste sector em harmonia com as normas internacionais.
Clarificou que o MINSA está proceder à padronização dos protocolos clínicos, como base para actualização da LNME, pelo que o lançamento da lista é uma oportunidade para que cada unidade sanitária implemente a Comissão de Medicamentos e Materiais Gastáveis, conforme previsto no artigo 12 do Decreto Presidencial n° 260/10 de 19 de Novembro sobre regime jurídico, da Gestão Hospitalar.
Segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem as necessidades prioritárias dos cuidados de saúde da população.
Fonte: Angop