Politica

Angola participa na Assembleia Plenária sobre segurança e política na CIRGL

armandomaquengo
Abr 05, 2022

Angola faz parte dos debates das questões ligadas à evolução da situação política, de segurança e humanitária, na Região dos Grandes Lagos e o papel dos parlamentos na resolução de conflitos, cuja Assembleia Plenária decorre até sexta-feira, em Nairobi (Quénia).

Para este evento, de acordo com uma nota da Embaixada de Angola na República do Quénia, citada pelo Jornal de Angola, deslocou-se segunda-feira uma delegação parlamentar, chefiada por Suzana Augusta de Melo, 2ª vice-presidente da Assembleia Nacional, a Nairobi, para participar na 12ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL).

No mesmo encontro será discutida a aprovação de resoluções sobre os Estados-membros com desafios políticos, de segurança e humanitários e o Plano de Acção e Orçamento do Fórum Parlamentar da CIRGL para 2022 e o Plano Estratégico para o período 2022-2026.

Sábado e domingo, os parlamentares participaram nas reuniões paralelas que debateram assuntos previstos para a Agenda da 12ª Sessão do Fórum Parlamentar da CIRGL, destacando-se as questões dos comités específicos, designadamente,  reunião estatutária conjunta da Comissão das Mulheres, Infância e Pessoas Vulneráveis; a reunião do Comité sobre questões Sociais e Humanitárias e; ontem, houve a conferência dos presidentes dos parlamentos dos Estados-membros.

Um dos temas abordados foi o “papel dos parlamentos na resolução dos conflitos na Região dos Grandes Lagos”, estando previstas para hoje e amanhã sessões da Assembleia Plenária.

Integram a delegação parlamentar angolana a 2ª vice-presidente da Assembleia Nacional, Suzana Augusta de Melo, os deputados Sérgio Leonardo Vaz, Agostinho dos Santos Van-Dúnem, Maria Isabel Malunga Mutunda, Celso Torres Capingala e os funcionários parlamentares Isaura Tchissola Mateus Vicente e Lázaro Valentim Vaz Vicente.

O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos é uma organização inter parlamentar que reúne parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente, Angola, Burundi, RCA, Congo, Quénia, República Democrática do Congo, Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.