Politica

Angola participa no conselho de ministros da SADC

manuelsumbo
Mar 19, 2022

Angola participa, desde ontem, sexta-feira(19), no Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), evento que decorre, em Lilongwe, Malawi.

Durante dois dias, os participantes vão analisar o grau de implementação das decisões do Conselho e da Cimeira, bem como se inteirar sobre a situação da pandemia da Covid-19 na região.

A reunião, em que Angola participa com uma delegação encabeçada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, está a abordar também a definição do Mecanismo de Envolvimento dos Actores Não-Estatais da SADC.

Em nota divulgada, o Ministério angolano das Relações Exteriores informa que a sessão decorre num “ambiente de profunda compreensão, onde as partes reconhecem que a visão da SADC é a de um futuro comum”.

O encontro junta os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores da organização, bem como embaixadores extraordinários e plenipotenciários acreditados nos 15 países da comunidade regional. Também participam Altos Funcionários do Secretariado da SADC.

Integram a SADC África do Sul, Angola, Botswana, Ilhas Comores, República Democrática do Congo (RDC), Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, eSwatini, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Ainda ontem, à margem da Reunião do Conselho de Ministros da SADC, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve encontros de cortesia com as entidades governamentais do Malawi, África do Sul, Zimbabwe e RDC.

No Centro de Convenções Internacionais de Bingu wa Mutharika em Lilongwe, o chefe da diplomacia angola-na reuniu-se nas primeiras horas da manhã com a ministra dos Negócios Estrangeiros do Malawi e presidente em exercício do Conselho de Ministros da SADC, Nancy Tembo.

No mesmo dia, Téte António reuniu-se também com a ministra adjunta para as Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Candith Mashego-Dlamini, e os ministros dos Negócios Estrangeiros e Comércio In-ternacional do Zimbabwe, Frederick Shava, da Saúde do Malawi, Khumbize Kandodo, e Didier Mazenga, ministro da Integração Regional e da Francofonia da República Democrática do Congo.

De acordo com o comunicado do Ministério a que o Jornal de Angola teve acesso, os encontros de cortesia centraram-se, a nível bilateral, no âmbito do reforço da amizade e cooperação e no alinhamento de posições para tornar a actuação da organização regional mais robusta e coesa.

Fonte: JA