Actualidade

Angola pode atingir marca de 73 milhões de habitantes em menos de 27 anos

manuelsumbo
Jul 13, 2023

A população nacional pode atingir os 73 milhões de habitantes até 2050, de acordo com o representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

A informação foi avançada esta terça-feira, durante a apresentação do relatório sobre a Situação da População Mundial 2023 denominado “8 biliões – infinitas possibilidades”. O evento foi também realizado em comemoração ao dia mundial da população com o tema “O que as mulheres e meninas querem é importante”.

“A população vai continuar a crescer bastante, porque apesar dos investimentos feitos para reduzir a mortalidade, e a taxa de fecundidade o número de habitantes continua a aumentar. A população vai duplicar”, garantiu o representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) no País, Mady Biaye.

Mady Biaye referiu ainda que a pressão e o impacto social deste crescimento vão exigir tomadas de medidas antecipadas, “com uma liderança visionária capaz de criar mais condições de infra-estruturas”, como escolas e hospitais.

Por outro lado, o Governador de Luanda, Manuel Homem, que presenciou a apresentação do relatório, lembrou que estudos indicam que a capital tem actualmente perto de 10 milhões de habitantes, o que coloca grandes desafios na gestão da população e da condição social das famílias.

Expansão