Economia

Angola poderá exportar hidrogénio verde em 2025

joaquimjose
Mar 30, 2023

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, anunciou esta quarta-feira que Angola poderá exportar hidrogénio verde em 2025, em forma de amónio, produto extremamente útil na agricultura.

Falando no quadro da 9ª edição do Diálogo de Transição Energética de Berlim (Alemanha), decorrido de 28 a 29 deste mês, o governante indicou que, em termos de emprego, o país poderá gerar mais postos de trabalho, com a criação de uma nova indústria de hidrogénio. De acordo com uma nota do Ministério da Energia e Águas a que o WI-AO teve acesso hoje, João Baptista Borges, referiu ainda que o país vai aproveitar o capital humano e conhecimento da indústria petrolífera para qualificar este novo sector.

De acordo com a mesma nota, a 9ª edição do Diálogo de Transição Energética, o ministro participou no  painel sobre “Descarbonização da Indústria – Histórias de Sucesso e Desafios da Economia Global do Hidrogénio”, bem como teve duas reuniões com responsáveis das empresas Commerzbank e ILF, acompanhado pela embaixadora de Angola na Alemanha, Balbina da Silva.

Sob lema “Garantindo um Futuro Verde”, participaram do evento pelo menos duas mil pessoas de mais de 130 países, incluindo 50 ministros das Relações Exteriores e da Energia e secretários de Estado, assim como 100 palestrantes.

O Diálogo de Transição Energética de Berlim foi criado em 2015 e tornou-se num dos mais importantes do mundo sobre a transição energética global.

É uma iniciativa conjunta de instituições alemãs como a Federação de Energias Renováveis, a Associação Solar e a Agência de Energia, com apoio do Governo Federal Alemão.