Saúde

Angola vai formar mais de 95 técnicos físicos nucleares a partir de 2024

joaquimjose
Jul 21, 2023

A formação nuclear faz parte de um programa, no quadro da política de expansão dos serviços de radioterapia.

Com apenas oito físicos nucleares que manuseiam os equipamentos geradores de radiação ionizante nas unidades hospitalares, Angola vai formar, a partir do próximo ano, mais 95 técnicos físicos nucleares, no quadro da política de expansão dos serviços de radioterapia, avançou o director-geral do Instituto Angolano do Controlo de Cancro (IACC).

Estes técnicos, após formados, vão juntar-se aos actuais oito físicos nucleares”, disse Fernando Miguel, Citado pelo Jornal de Angola. durante a reunião técnica para a finalização do Plano Integrado de Apoio à Segurança Nuclear (INSSP), realizada na passada quarta-feira, Fernando Miguel destacou que os oito físicos nucleares são técnicos angolanos e formados na área.

A instituição, segundo o director-geral Fernando Miguel que espera pelo ingresso, em breve, de alguns formados na especialidade, indicou que “que o actual quadro do pessoal da área nuclear precisa de ser reforçado”.

Graças a Deus, os oito físicos nucleares que têm estado a dar conta do recado, mas, com a expansão dos serviços de Radioterapia, precisamos aumentar o número”, acrescentou.

O IACC conta com 80 especialistas em Oncologia, dos quais 33 médicos e 47 profissionais não médicos, segundo informações oficiais da instituição. Actulmente o Centro de Oncologia tem seis estagiários que, dentro de seis meses, vão fazer parte do quadro de pessoal, após serem submetidos a concurso público.

Os aparelhos para a realização do TAC (tomografia computarizada), Raio-X convencional, mamografia, ortopantomografia e densitometria óssea são os geradores de radiação ionizante.

De acordo com especialistas nacionais, existem fontes radioactivas naturais (que se encontram na natureza) e artificiais (oriundas de um processo de fissão nuclear, no qual átomos pesados são repartidos em dois ou mais átomos leves e libertam neutrões).