Angolanos e alemãs criam associação cultural
A associação cultural “Angola Verstehen – Compreendo Angola” é apresentada oficialmente ao público esta terça-feira(08), a partir das 17h30, em acto a ter lugar “online” nos dois países, sob a apresentação de alguns dos seus membros.
A angolana Sandra Sabrowsky, residente na Alemanha, disse, ao Jornal de Angola, que a associação foi fundada naquele país europeu por ela e a alemã Chrstiane Harff. As integrantes da associação são, na maioria, alemãs, com interesse em descobrir a cultura angolana, assim como algumas rotas culturais e turísticas.
A cerimónia de apresentação vai servir ainda para celebrar o Dia Internacional da Mulher e conta com a presença de Christiane Harff, Sandra Sabrowsky, Susanne Hericks e Willma de Sousa. A actividade, esclareceu, vai ter, ainda, a participação do artista plástica Ginga Artimista e do fotógrafo e activista cultural Nelson dos Santos.
Sandra Sabrowsky informou que a ideia é reforçar, também, a aposta no empreendedorismo social e cultural, através de iniciativas como o Nkiela, projecto ligado ao desenvolvimento da cultura, turismo e ambiente, especialmente na comuna do Mucusso, no Cuando Cubango.
A associação, destacou, procura, igualmente, dar a conhecer os artistas angolanos, das várias disciplinas, residentes na região norte da Europa. “Todos os fundos angariadora são direccionados à comuna do Mucusso”, esclareceu, além de deixar as portas aberta para parcerias.