Angolanos vindos da Ucrânia já em Luanda
Os trinta angolanos provenientes da Ucrânia já estão em Luanda, desde as primeiras horas de hoje. Eram precisamente zero horas e 20 minutos, quando o Boeing 777 aterrou no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, com os passageiros especiais, onde aguadava uma forte delegação do governo, acompanhada de equipas para prestar a devida recepção.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, os ministros das Relações Exteriores, Téte António, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, e a governadora de Luanda, Ana de Carvalho, deram as boas- vindas aos concidadãos regressados ao país em consequência do conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia.
Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores que acompanhou a delegação, exibindo um cascol com as cores da badeira nacional, foi o primeiro a sair da aeronave, seguindo-se os trinta “regressados”, que passaram um a um à frente da delegação governamental chefiada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar, Francisco Furtado, para a habitual saudação, em tais circunstâncias, com uma vénia, em obediência às medidas de combate à Covid-19.
A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, desejou boas- vindas aos concidadãos, tendo garantido que as condições para os acolher no país estão criadas, desde a hospedagem, assistência médica e alimentar. “É uma grande alegria recebermos os nossos compatriotas”, disse, visivelmente emocionada e com as mãos abertas, em sinal de agradecimento a todos.
Faustina Alves lamentou o comportamento de a maioria dos angolanos que fugiram da Ucrânia preferir não regressar ao país. “O Executivo já fez a sua parte”, sublinhou a ministra.
Fonte: JA