Lifestyle

Aprenda o truque para acalmar bebés que choram sem motivo aparente

manuelsumbo
Set 14, 2022

Não precisa de nenhuma aparelho especial, nem leva muito tempo. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas no Japão.

Quando um bebé chora pensamos automaticamente que pode ter fome, sono ou é preciso muda-lhe a fralda. Porém, quando nada disto se aplica e já fizemos tudo para o acalmar e nada resulta, começamos a desesperar.

Todos os pais conhecem este sentimento. Se passa por isto com frequência, relaxe. Um grupo de investigadores partilhou o truque que garantem ser infalível para pôr fim ao choro.

Não podia ser mais simples. Só precisa de caminhar durante cinco minutos com o bebé ao colo. Mas não é tudo. Quando já estiver mais calmo, deve tentar mantê-lo imóvel nos seus braços durante mais cinco a oito minutos antes de o deitar. Estas são as recomendações de um estudo publicado esta terça-feira, na revista “Current Biology”.

Para chegar a estas conclusões a equipa avaliou a reação de 21 bebés entre zero e sete meses quando a mãe os tentava acalmar. Antes tinham já estudado um mecanismo semelhante em animais.

Nessa primeira investigação perceberam que as crias de cães ou macacos precisam de ser transportadas para se acalmarem quando sentiam estar face a uma ameaça. Nesses momentos a frequência cardíaca baixava e as crias tornavam-se mais dóceis. O mesmo aconteceu com os bebés humanos.

Depois de analisadas quatro técnicas diferentes que consistiam em carregar o bebé enquanto se caminha, a segurá-lo sentado, deitá-lo num berço fixo ou num de balanço perceberam que apenas o movimento funcionava. Quando os bebés eram carregados enquanto as mães caminhavam, os seus batimentos cardíacos diminuíam em 30 segundos. O mesmo acontecia quando eram deitados num berço de balanço, mas apenas quando não estava parado.

Após cinco minutos depois de caminhada todos os bebés reagiram da mesma forma: pararam de chorar e metade adormeceu profundamente. Contudo, quando os passavam para o berço a tendência era acordarem.

A solução, segundo os cientistas, é prolongar o tempo de sono do bebé antes de o deitar na cama. O ideal, segundo apurou a investigação, é aguardar oito minutos com o bebé nos braços antes de o colocar no berço. Este período corresponde, de acordo com os especialistas envolvidos na pesquisa, “à duração da primeira fase do sono, em que este é ainda leve”, conclui Kumi Kuroda, principal autora do estudo, do RIKEN Center for Brain Science no Japão.