Lifestyle

Arnold Schwarzenegger: 80 por cento vegano e treina 6 vezes por semana

manuelsumbo
Fev 28, 2022

O actor destaca os benefícios do regime alimentar à base de plantas tanto para a saúde em geral como para o treino muscular.

Arnold Schwarzenegger revelou que há cerca de cinco anos que adoptou uma dieta maioritariamente à base de plantas, regime alimentar que o ajudou a reduzir significativamente os níveis de colesterol. Segundo afirmou o antigo bodybuilder numa newsletter enviada aos seus subscritores, cerca de 80 por cento daquilo que come actualmente são alimentos veganos. Ocasionalmente come bifes ou salsichas austríacas, mas essas refeições são excepções e não a regra.

Arnold já tem falado várias vezes sobre o benefício da alimentação vegetal inspirando as novas gerações de bodybuilders a aumentar a massa muscular através de uma dieta vegana. “Ajudou-me a sentir-me mais saudável e jovem”, disse, acrescentando que conseguiu baixar os valores de colesterol LDL , o chamado mau colesterol , um flagelo que afecta milhões em todo o mundo.

Actualmente, os problemas cardiovasculares são umas das principais causas de morte em Angola. São cerca de 30 por cento da população angolana, estimada em aproximadamente 30 milhões, que sofre de hipertensão arterial, sendo esta a principal causa das doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 51% das mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 45% das mortes relacionadas com problemas cardíacos decorrem da hipertensão.
A OMS estima que, até 2030, as doenças cardiovasculares serão responsáveis pela morte de 23,6 milhões de pessoas, em todo o mundo.