Cultura

Artista Luís Âureo vence Prémio Bride de Fotografia no Brasil

joaquimjose
Ago 15, 2022

O artista angolano Luís Âureo conquistou dois prémios na IV edição Prémio Bride de Fotografia, nas categorias Noivo e Noiva, com uma proposta sobre olhar artístico de profissionais em “captar imagens em matrimónios”, noticiou hoje o Jornal de Angola.

O Prémio Bride de Fotografia, inserido no congresso internacional de fotógrafos de casamento, nessa nova edição o fotógrafo Luís Âureo conquistou, no Estado de São Paulo, Brasil, dois troféus, um de ouro e outro de prata,

Na premiação, dedicada a distinguir o produto final resultante do olhar artístico de profissionais e operadores de câmara especializados em captar imagens em matrimónios, o representante angolano alcançou o primeiro e segundo lugares, nas categorias Noivo e Noiva, respectivamente.

O “Prémio Bride” é um evento internacional promovido pela Bride Association, no qual o artista angolano é membro com mais de 500 fotógrafos conceituados, de 18 países, que concorrem em várias categorias, além de participarem de palestras.

Fruto dos troféus conquistados, Luís Âureo ascendeu à segunda posição do ranking da associação, que integram mais de 50 profissionais.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o fotógrafo manifestou-se feliz e disponível a contribuir para que a arte angolana continue a dar cartas no exterior.

Luís Âureo prometeu continuar com a mesma dedicação e profissionalismo, retratando cada cena da forma mais autêntica, descontraída e peculiar possível. “Vamos continuar a trabalhar para elevar Angola pelo mundo fora e tornar o país num palco de excelência. Esse é um dos grandes desafios da galeria a que pertenço”, disse.

Luís Âureo, que actua exclusivamente como fotógrafo profissional, é formado em Arquitectura e professor há mais de 10 anos. Amante da fotografia desde a adolescência, tem se destacando desde 2014 como um dos mais diferenciados profissionais do mercado nacional da fotografia, no sector da reportagem em cerimónias matrimoniais e de casais.

É detentor, dentre outros prémios, Fotógrafo Revelação Internacional, em 2019, Fotógrafo Internacional de Casamento, em 2020, Fotógrafo Internacional de Casamento, e Fotógrafo de Retratos, ambos em 2021, pela renomada e conceituada Associação Internacional Ins-piration Photographers, na gala “Golden Lens Award”. Co-autor do livro intitulado “A Arte de Fotografar P&B volume II”, pela editora GOD Publishing, Luís Âureo teve duas fotos leiloadas pela Aliança Francesa de Luanda.

Luís Âureo é um dos rostos da marca e estúdio nacional Creative Shooting, com o irmão Bráulio Bacc. Ambos são membros de cinco das maiores associações de fotógrafos de casamento do mundo, nomeadamente: Inspiration Photographers, Bride Association, Fineart, Fearless, e LA Union, nas quais têm mais de 100 fotografias premiadas. Em 2019, a dupla foi incluída no Top 15 dos melhores pela associação portuguesa “Olhares” e Top 100 pela Inspiration Photographers, agremiação que em 2020 os integrou entre os 50 melhores fotógrafos de casamento do mundo, e em 2021 no Top 20.

A dupla tem participado regularmente em acções de formação e congressos internacionais, com destaque para o Wedding Brasil, o maior seminário de fotografia de casamentos da América Latina e o segundo maior do mundo, além do Wedding Prime Brasil, além do Laboratório de Fotografia Dream Books Pro, em Portugal.