Cultura

Artistas plásticos exibem talento em exposição colectiva “X-Files Project”

joaquimjose
Fev 21, 2022

Nomes como, Adriano Cangombe, Renata Torres, Nelson Kissoka, Evandro Kassandeca, Nefwani Júnior e Manuel Tchimbengo são os artistas plásticos escolhidos para dar vida à exposição colectiva “X-Files Project”, que é apresentada ao público esta sexta-feira, dia 25, no espaço Axi Luanda, na Ilha, com a curadoria de Rómulo Rosa.

A mostra, que resulta de uma parceria entre o espaço Axi Luanda e a GE-PROCS, marca a inauguração da sala Axi Room. Com o “X-Files Project”, a organização arranca com uma série de actividades que vão decorrer durante o ano todo, dirigido aos artistas emergentes, para desenvolverem linguagens próprias sob perspectiva reflexiva e criar uma base de pesquisa e processos criativos de forte pendor sociocultural.

O “X-Files Project” é uma estrutura que se vai debruçar essencialmente sobre os circuitos artísticos nacionais, encontrando-se estes, no limiar da emergência de uma nova geração de artistas que, de certo modo, constroem linguagens fora de um sistema conservador e comum.

Na exposição, os artistas são amparados por pilares bases da construção do conhecimento, de forma que estes aperfeiçoem as suas poéticas e linguagens sobre vigorosas experiências na perspectiva de pesquisas socioculturais, capazes de influenciar num futuro próximo toda interpretação da realidade real e aparente, dando maior significado e poder de comunicação aos trabalhos feitos pelos mesmos.

Fonte: Jornal de Angola