Cultura

Artistas reagem orçamento avaliado em 85 milhões USD para transformar antiga sede da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro

joaquimjose
Jun 21, 2022

Nas redes sociais, artistas angolanos defendem que com “85 milhões de dólares pode se fazer melhor”.

Por: Joaquim José

A manhã desta terça-feira começou com uma notícia que marcou as redes socais, e que continua a estar em destaque. Após o rapper OG Vuino partilhar uma notícia na sua rede social, e contestar sobre o valor envolvido para transformar a antiga sede da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro por 85 milhões USD, muitos artistas recorreram às redes sociais para chamar à atenção sobre o que se está a passar.

Com 85 milhões podemos fazer mais e melhor nos queremos uma Angola diferente”, disse OG Vuino na legenda de uma foto que mostra sala de espectáculo do Cine Atlântico.

Em nova publicação nesta tarde de terça-feira o rapper OG Vuino falou abertamente do que esta a passar “se há esse dinheiro façamos um projecto que mude verdadeiramente o paradigma de cenário pedinte e deplorável da nossa arte e cultura”.

“Já mataram os nossos sonhos não matem os sonhos dos nossos filhos”. “85 milhões de dólares num só lugar?”. A antiga Assembleia Nacional onde se eu quiser fazer uma exposição nem estacionamento tem? Nós temos ideias e projectos nós temos um rumo, nós temos famílias”, acrescentou numa publicação que fez na sua página de Instagram.

Ainda em um vídeo OG Vuino, deixou um apelo a outros artistas para refletirem sobre os 85 milhões de dólares que vão para um único lugar.

 

Portanto várias caras conhecidas angolanas lamentaram o sucedido e envolveram-se numa onda de apelos, comentando, e publicando fotos de espaços de arte que também precisam de remodelações, como também a apreciação do Ministério da cultura.

“Depois de ver o texto do OG Vuino, decide recolher algumas fotos para juntos reflectirmos qual seria a prioridade pró-investimento cultura, disse o rapper Mc Cabinda.

“Mudem as prioridades, nessas fotos podes ver a morte do cinema, teatro, música e outras formas de artes”, acrescenta.

“Cada uma destas fotos (tirando as de sequência) são 85 milhões tipo né? Questionou o músico Laton.

“Para depois ficar tipo o 11? Possas estamos mesmo condenados”, comentou o rapper Dezzy.

Por sua vez, em um vídeo o músico Sarissari disse que, 85 milhões de dólares para uma única sala não, peço imensas desculpas camarada Presidente, camarada Ministro mais não, como fazedor de arte, não concordo.

“Acredito que podemos de alguma forma, estruturar, remodelar, dar vida, reabilitar, mudar, outras salas que estão aí adormecidas, então vamos lá pensar com cérebros e não pensar com bolsos”, apelou Sarrissari.