Saúde

Assinala-se hoje o Dia Mundial Sem Tabaco: “Precisamos de comida, não de tabaco”

joaquimjose
Mai 31, 2023

O Dia Mundial Sem Tabaco comemora-se hoje e o lema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano é “Precisamos de comida, não de tabaco, plante comida não tabaco”, como forma de demonstrar que o cultivo e a produção de tabaco causam danos ecológicos globais.

Em Angola, apesar de nunca ter sido feito um estudo de base populacional para saber quantas pessoas usam o tabaco, ainda assim o número de pacientes que acorrem em hospitais com problema do pulmão derivado do uso desta droga é elevado, de acordo com o Jornal de Angola.

Segundo o médico pneumologista do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, Elias Gonçalves, durante o único dia de consulta que tem por semana, dos 15 pacientes que assiste, em média, dois apresentam problemas no pulmão causados pelo consumo do tabaco. “Muitos destes pacientes chegam ao hospital com queixas de tosse crônica, cansaço e quando realizam os exames são descobertas lesões pulmonares gravíssimas e na maior parte das vezes irreversíveis”, explicou citado pelo JA.

Um outro motivo que levou a OMS a escolher o lema para 2023 “Precisamos de comida, não de tabaco, plante comida não tabaco” é o de reduzir a taxa de prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. Com objectivo de mobilizar Governos e outros decisores em apoiar os agricultores a mudarem suas plantações para culturas sustentáveis e nutritivas, de forma que as novas colheitas alimentem famílias e milhões de pessoas em escala global.

Dados da OMS, o tabagismo deve ser considerado uma epidemia generalizada, pelo facto de ceifar milhares de vidas e anualmente matar mais de oito milhões de pessoas, deste número, mais de sete milhões são mortes causadas pelo uso directo do tabaco, enquanto que 1,2 milhão é por serem fumadores passivos, expostas ao fumo.

De acordo com a OMS, quase 80% dos 1,1 bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda, sendo que a fumaça do tabaco contém mais de sete mil compostos e substâncias químicas, e, no mínimo, 69 destes compostos e substâncias, provocam vários cancros.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi adotado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde, para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.