Actualidade

Associação solidária ENTRAJUDA realiza 1ª Assembleia Geral e apresenta membros associados 

armandomaquengo
Fev 07, 2022

O Banco Alimentar Angola, realizou, na última sexta-feira, 04 de fevereiro, na sala Huíla do Hotel Trópico , em Luanda, a primeira Assembleia Geral da Entrajuda, uma Associação de apoio às instituições de solidariedade social, constituída pela sua comissão instaladora, aos 27 de dezembro de 2021, no cartório notarial da loja dos registos do Kilamba Kiaxi. 

Durante a sessão, com início as 16 horas, presidida por Henriques Manuel Mendes Nunes, Director do Banco Alimentar Angola, coadjuvado por Fernando de Matos Mota, cuja mesa foi secretariada por Alberta Clara do Nascimento Mateus, foram igualmente apresentados a direção, o conselho fiscal e o conselho superior, para além dos novos associados fundadores a qualificar, conforme o artigo 7º dos seus estatutos. 

Na ocasião, Henriques Nunes anunciou, entre vários outros pontos a cotização para os associados beneficentes, a proposta segundo a qual, os associados singulares passariam a contribuir o valor mensal de 30.000 mil kwanzas e 70.000 mil kwanzas para os associados coletivos, na mesma altura em que foram considerados associados fundadores Carina Jardim, Santos Dias, Heitor Figueiredo de Carvalho, Fábio Alexandre Lopes Gomes e Teresa Camunga. 

Assim, adiantou que em primeira instância, a Entrajuda identificou como primeira beneficiária a Associação Vamos Pensar Angola, a quem vai confiar uma livraria, no sentido de estimular as crianças e adolescentes à leitura. 

Por seu turno, o sócio-gerente da Livraria Lello, Rui Manuel dos Santos, presidente do conselho fiscal da Entrajuda, garantiu que a parte eletróncia da associação estará concluída em maio próximo. 

Ainda em declarações, Rui dos Santos sugeriu aos demais associados que a Entrajuda adotasse um método de ajuda humanitária, um acto que tem exercido nos meses de dezembro, há cerca de 35 anos, oferendo fatias de bolo e bebidas a várias pessoas nas ruas de Luanda, em épocas de Natal. 

Apontou então, como alvo para este ano, a inclusão de profissionais de saúde e autoridades policiais que nesta mesma época são postas em serviço de patrulhamento e garante da ordem e tranquilidade públicas.

A Entrajuda, é uma associação que tem com principal objectivo fortalecer o sector não lucrativo, nomeadamente as instituições de solidariedade social, possibilitando o acesso aos meios e recursos necessários que lhes permite exercer uma ação determinante na inclusão social e no combate a pobreza, bem como mobilizar pessoas de boa vontade para uma intervenção cívica estruturada no combate a pobreza.