Actualidade

Ataque russo mata 20 pessoas no sul da Ucrânia

manuelsumbo
Jul 01, 2022

A Rússia atacou com mísseis uma região perto da cidade portuária ucraniana de Odessa, no mar Negro, nesta sexta-feira (1), atingindo um prédio de apartamentos e um resort.

Segundo as autoridades ucranianas, a acção matou pelo menos 20 pessoas e deixou 38 feridos, horas depois que tropas russas foram expulsas da Ilha das Serpentes, que fica nas proximidades.

Uma parte de um prédio de nove andares foi completamente destruída por um míssil. Paredes e janelas de um prédio vizinho de 14 andares também foram danificadas pela onda de explosões.

O Kremlin negou atacar civis: “Gostaria de lembrá-los das palavras do presidente de que as Forças Armadas russas não trabalham com alvos civis”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

Milhares de civis foram mortos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro – invasão que a Ucrânia denomina de guerra de agressão não provocada e a Rússia, de “operação especial” para erradicar o que chama de “nacionalistas perigosos”.

Um dia antes, a Rússia retirou suas tropas da Ilha das Serpentes, região estrategicamente importante que conquistou no primeiro dia da guerra e usou para controlar o noroeste do mar Negro, onde bloqueou Odessa e outros portos.