Desporto

Atleta coloca à venda ‘medalha de prata’ olímpica para ajudar a família

joaquimjose
Mai 11, 2023

O atleta Nijel Amos decidiu colocar à venda a sua medalha de prata olímpica de Botswana, que conquistou nos 800m nos Jogos de Londres de 2012, para ajudar no sustento da sua família, depois de ser banido por doping na semana passada.

De acordo com a Reuters, que cita a Unidade de Integridade do Atletismo daquele país, disse Amos, foi banido por três anos, no dia 3 de Maio, depois que um teste fora da competição detectou um metabólito proibido em sua amostra de urina.

Amos que assinou a admissão contou para imprensa local esta terça-feira, que seu único investimento ou pensão é a famosa medalha de prata olímpica de 2012. “Estou em contato com diferentes partes interessadas, incluindo consultores financeiros, sobre como isso pode sustentar a mim e minha família.”

“Eu me encontrei com uma equipe que quer comprá-lo no valor de 4,5 milhões de pulas do Botswana (o equivalente a 339.750 dólares), mas com meu documentário saindo na Netflix, isso pode mudar o valor para 7,5 milhões”, acrescentou.

Trata-se da sua primeira medalha de prata de Botswana conquistada em uma Olimpíada que decorreu em Londres, em 2012.

Ele disse que planeja voltar à pista depois de cumprir sua suspensão, que termina em julho de 2025.

“Não tenho planos de me aposentar”, disse Amos. “Ainda estou em boa forma e tenho esperança de subir novamente no Campeonato Mundial em 2025.”