Autoridades de saúde da RDC declaram epidemia de sarampo
As autoridades de saúde da República do Congo declararam uma epidemia de sarampo.
Pointe Noire e o distrito de Ntchamba-Nsassi, no sul do país, estão entre as áreas mais afectadas com mais de 3.400 casos, incluindo 78 mortes, principalmente entre crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde e População.
” Viemos aqui porque meu filho estava com febre alta, me disseram que era sarampo e que não havia vacina. Mas os tratamentos são caros “, reclamou uma mãe citada pelo Africanews.
A campanha de vacinação contra o sarampo foi interrompida durante o estado de emergência devido ao Covid -19, assim como outras ideias preconcebidas, segundo a classe médica.” de problemas, muitas dificuldades financeiras, muitas dificuldades de viagem e, portanto, muitos pais ouviram maus conselhos dizendo-lhes que as vacinas são coisas ruins “, disse um responsável da saúde.
” É fato, muitos pais levam seus filhos ao hospital apenas quando já estão em fase complicada, então assim que você perceber que seu filho está com febre, qualquer criança que esteja com febre, o mais importante é ir para o hospital “, aconselhou o Dr. Ndongui Kibalou Dany, médico chefe da unidade de emergência pediátrica.
O governo congolês e a Aliança Global para Vacinas e Imunização estão a preparar o lançamento de uma campanha de vacinação até 15 de maio de 2022.