Politica

Autoridades tradicionais pedem implementação de curso de Minas

armandomaquengo
Out 06, 2022

Líderes de associações juvenis e autoridades tradicionais da Lunda-Norte pediram, no Dundo, à nova governadora, Deolinda Vilarinho, a criação de mecanismos para a implementação de cursos ligados à Geologia e Minas nas instituições de ensino médio técnico-profissional e superior, com vista a garantir oportunidades de formação académica nestes ramos para a população local.

O professor João Muacanhica considerou que esta iniciativa, voltada para a institucionalização de tais cursos, possibilitará aos jovens recém-formados terem acesso ao emprego nas empresas diamantíferas que operam na Lunda-Norte.

A província, acrescentou, é potencialmente diamantífera e no quadro da abertura do Executivo, através da Lei em vigor sobre o Investimento Privado, proporciona o surgimento de novas operadoras nacionais e estrangeiras interessadas em desenvolver a actividade de mineração.

“Por isso, é uma excelente oportunidade para a criação de novos postos de trabalho”, reafirmou o também membro do Conselho Provincial da Juventude na Lunda-Norte.

Para tal, o Estado deve trabalhar antecipadamente com a criação de condições para a formação do capital humano de modo a assegurar o funcionamento das empresas que, gradualmente, surgem para evitar que recorram à importação de técnicos.

João Muacanhica justificou que o sector Diamantífero tem-se destacado na absorção de oportunidades e garantias de novos postos de trabalho para a juventude, daí a importância do surgimento de instituições académicas com planos curriculares vocacionados para formar quadros nestas áreas.

Defendeu que a implementação de cursos técnicos nos centros do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) está entre as soluções que o Governo pode encontrar.

O também académico solicitou mais bolsas de estudo internas e externas, com vista a abertura de pontes para a formação de quadros em ramos que não exis-

tem nas escolas médias, superiores e centros de formação profissional, sediados na província, para dar resposta à necessidade de mão-de-obra especializada local.

Projectos de impacto social

A modernização dos serviços de Saúde, por via da construção de novas unidades sanitárias e abastecimento das mesmas com medicamentos essenciais, sobretudo nas comunidades afastadas das sedes urbanas, foram, também, lembradas pelos participantes nos encontros de auscultação que a governadora Deolinda Vilarinho tem estado a efectuar.

A falta de iluminação pública nos bairros e outros aglomerados populacionais, aliada ao crescente número de pessoas desempregadas, principalmente jovens, têm estado na base do aumento do índice de criminalidade na Lunda-Norte, frisou, considerando necessário trabalhar no reforço da segurança pública, através da vigilância policial de proximidade.

O regedor de Nachir do município do Chitato e representante da Corte Real de Muatxissengue Wa Tembo – líder do poder tradicional Cokwe -, Alberto Caxala Cadrela, defendeu que as acções prioritárias devem igualmente estar viradas para a massificação do Registo Civil para adultos e menores, criação de jangos em locais adjacentes às residências dos regedores e sobas, construção de infra-estruturas desportivas.

JA