Economia

Banco central da Rússia suspende venda de moeda estrangeira

manuelsumbo
Mar 09, 2022

A informação foi avançada pelo Banco Central da Rússia, atingido por sanções ocidentais sem precedentes devido à intervenção militar na Ucrânia.

A venda de moeda estrangeira será suspensa na Rússia a partir de hoje até 09 de Setembro. O anúncio vem do Banco Central daquele País, atingido por sanções ocidentais sem precedentes devido à intervenção militar na Ucrânia.

Entre 09 de Março e 09 de Setembro de 2022, “os bancos não poderão vender moeda estrangeira aos cidadãos”, anunciou o Banco Central da Rússia em comunicado, acrescentando que os russos poderão, no entanto, trocar moeda estrangeira por rublos durante esse período “a qualquer momento, a qualquer hora e em qualquer montante”.

O levantamento de dinheiro de contas em moeda estrangeira abertas em bancos russos também será limitado a 10 mil USD americanos até 09 de Setembro e o restante só poderá ser retirado em rublos à taxa de câmbio actual.

Independentemente da moeda da conta, o levantamento só pode ser feito em dólares americanos e apenas na caixa, refere o comunicado, indicando que o prazo para qualquer transacção deste tipo deverá ser de “vários dias”.

O rublo está em queda e na segunda-feira atingiu novos recordes históricos em relação às moedas ocidentais, devido às sanções ocidentais à Rússia sem precedentes, que têm como alvo o Banco Central e os maiores bancos russos.