Cultura

“Barbeiro”: Filme angolano inaugura semana cultural de cinematografia  

joaquimjose
Out 29, 2022

A curta-metragem, narra história de tio e sobrinho que usam a barbearia para esconderem as suas falcatruas.

De acordo com informações vinculadas hoje pela Angop, o filme do autor angolano de Ngoabi Silva, inaugurou, esta quinta-feira, na Mediateca do Lubango, província da Huíla, a semana de exposição cinematográfica.

A semana cultural de cinematografia que vai decorrer até 06 de Novembro sob a égide da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), em parceria com o governo local, tem como objectivo o desenvolvimento e a promoção da arte cinematográfica, teledramaturgia e audiovisual em Angola.

O filme, com a duração de 25 minutos, gravado há dois anos, narra a história da relação de tio e sobrinho considerados altamente perigosos que usam a barbearia para esconderem as suas falcatruas, quando as noites se juntavam para a prática de roubo com arma de fogo.

Falando na abertura da actividade, o director do gabinete provincial da cultura, turismo, juventude e desportos, na Huíla, Osvaldo Lunda, o cinema é um espaço importantíssimo para analisar a história da nação e também compreender as críticas de cada época.

Participaram na actividade membros de várias agremiações juvenis, artísticas, jornalistas e público em geral.

Durante a semana de exposição cinematográfica serão igualmente exibidos filmes como “Olaia” do produtor da Televisão Pública de Angola (TPA/Huíla) e Jacline do autor Ngoabi Silva.

O programa prescreve ainda a realização de um workshop subordinada ao tema:”A importância do audiovisual-Cinema e televisão), bem como serão homenageados três primeiros directores da TPA/Huíla.