Economia

BCI: Clientes em Mbanza Kongo agastados com a falta de sistema

joaquimjose
Mar 15, 2023

“Clientes afirmam que falta de sistema nesta dependência bancária é recorrente”

Os clientes do Banco de Comércio e Indústria (BCI) em Mbanza Kongo, província do Zaire, estão agastados com a falta de sistema há mais de três dias no único balcão desta instituição financeira na região, noticiou hoje à Angop.

Alguns clientes afirmam ser recorrente a falta de sistema nesta dependência bancária e pedem às entidades competentes para a inversão da situação”, de acordo com a Angop.

António Simão, cliente, afirmou que desde o princípio do ano em curso o balcão do BCI em Mbanza Kongo sempre apresenta problemas no sistema, situação que cria constrangimentos aos utentes.

“Nós que temos contas domiciliadas neste banco não conseguimos de fazer transacções bancárias há dias. Não entendemos o que se passa com o sistema do BCI na cidade de Mbanza Kongo”, referiu.

Para Sofia Viviana, com o encerramento do segundo balcão desta instituição na região, aumentaram as reclamações dos clientes sobre o funcionamento do BCI no município sede.

“Antes, havia alternativa quando o BCI tinha dois balcões em Mbanza Kongo. Hoje com apenas uma dependência, a situação tornou-se insuportável”, desabafou.

De acordo com a fonte, a falta de sistema verificou-se também na semana passada, onde os clientes ficaram alguns dias sem conseguirem de fazerem operações bancárias.

Eduardo Sozinho, também cliente, disse que como alternativa, muitos cidadãos estão a deslocar-se até a sede comunal do Luvo que dista a 60 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo onde o BCI dispõe de um outro balcão.

Acrescentou que a deslocação à comuna fronteiriça do Luvo acarreta custos em termos de dinheiro de passagem, pelo que pediu às entidades competentes do banco para resolverem a situação o mais de pressa quanto passível.

José Nsuka, funcionário público, disse que devido a este e outros constrangimentos tenciona mudar de banco nos próximos dias.

“O problema da falta de sistema no BCI de Mbanza Kongo é recorrente, por isso, prefiro abrir uma outra conta bancária em outra dependência”, frisou.

Entretanto, uma fonte do Banco de Comércio e Indústria que preferiu não ser identificada disse à ANGOP, que uma equipa técnica chega nos próximos dias a Mbanza Kongo para solucionar a avaria.

Reconheceu os constrangimentos que a situação está a criar aos clientes, tendo reafirmado o engajamento da direcção do banco no restabelecimento do sistema nos próximos dias.