Desporto

Benguela acolhe torneio internacional de Basquetebol

armandomaquengo
Jun 16, 2022

A província de Benguela já tem todas as condições criadas para acolher o torneio internacional de basquetebol, a partir de amanhã até domingo, no Arena Acácias Rubras, arredores da cidade.

As equipas participantes já começaram a escalar a cidade. A selecção de Cabo Verde, sob liderança do técnico angolano, Emanuel Trovoada, foi a primeira a pisar o solo benguelense, com mais de 15 profissionais, entre atletas, técnicos e auxiliares de serviços.

Prevê-se que as outras equipas, Selecção Nacional de Honras e de Sub-23 e o combinado de Moçambique devem desembarcar nas terras das Acácias Rubras até ao final desta tarde, para corresponder à comissão organizadora, que esta pronta para alojar os intervenientes no torneio.

Segundo a comissão organizadora e serviços protocolares criada para o efeito, a selecção de Moçambique deve chegar a Benguela hoje de manhã.

Quanto à selecção angolana, que neste momento se encontra em estágio na cidade de Malanje, no quadro da preparação para a janela de qualificação para o Mundial, que acontece de 27 de Junho a 5 do próximo mês, é aguardada com bastante expectativa pelos benguelenses e tem a chegada prevista para hoje ao meio da tarde.

Segundo a organização do evento, as equipas presentes até ao final da tarde de hoje terão um espaço de troca de experiências e a oportunidade de desfrutar o ambiente turístico da Velha Ombaka, de modo a inteirarem-se sobre os aspectos históricos e turísticos que caracterizam a província de Benguela, bem como criar um clima de harmonia e familiaridade entre os competidores.

Segundo o chefe de Departamento dos Desportos local,  João Gabriel, as condições essenciais para a realização do torneio estão criadas, no capítulo dos aspectos técnicos, administrativos, de asseguramento e logístico, entre outros.

O Jornal de Angola apurou que a abertura do torneio acontece, amanhã, às 16h00, com o jogo entre as Selecções Nacionais de Honras e de Sub -23, com presença de cerca de dois mil espectadores.

 No mesmo dia jogam, às 18h00 horas, as selecções de Cabo Verde e Moçambique.

O calendário prevê para a segunda jornada, no sábado, os jogos Cabo Verde-Sub23 de Angola e Angola – Moçambique. O torneio encerra no domingo, com os Sub-23 a defrontarem Moçambique e no fecho jogam Angola-Cabo Verde.

 Arena preparada

 O Arena Acácias Rubras beneficiou, recentemente, de obras de melhoramento em toda a estrutura física, desde a restauração do piso de madeira, sistema eléctrico, balneários, piso de acesso ao interior, cobertura, corrimãos, entre outros.

O local acolheu também, no ano passado, a primeira janela de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, além do Afrobasket’2007 e o CAN’2008 de Andebol.

O Arena Acácias Rubras é um empreendimento social para acolher jogos e treinos de diversas modalidades de salão, com destaque para o basquetebol, andebol, futsal, ginástica, só para citar algumas, tendo sido construído há cerca de 14 anos, numa área de 4.300 metros quadrados, no bairro do Calohombo, e ficou orçado em cerca de 12 milhões de dólares.