Cultura

Biura, Ary e Cláudio Fénix enaltecem regresso do FestiSumbe

joaquimjose
Set 16, 2022

Os artistas participantes no Festival Internacional da Música do Sumbe “FestiSumbe” congratularam-se, esta sexta-feira, com o regresso do evento, por permitir a troca de experiência entre os artistas e a valorização da cultura nacional.

De acordo com à ANGOP, os músicos foram unânimes em afirmar que o FestiSumbe, suspenso nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19, tem reforçado o entrosamento entre os cantores, destacando a iniciativa do Governo Provincial do Cuanza Sul em prol do desenvolvimento da cultura.

O rapper Biura manifestou-se “extremamente” satisfeito com a retoma do maior festival de música do Sumbe, referindo que o evento promove e incentiva os artistas.

“Infelizmente, a Covid-19 separou as pessoas e os músicos foram dos elementos mais prejudicados. Hoje as coisas estão mais fáceis, uma vez que podemos voltar a cantar com a mesma dimensão, levar a mensagem com mais amor e sentir o calor do público”, salientou.

Segundo Cláudio Fénix, sempre acreditou no regresso do FestiSumbe, a julgar pelos esforços do Governo da província na valorização da música e dos cantores nacionais.

“Estávamos convictos de que o evento estaria de volta, pois já fazia muita falta aos amantes da música a nível do país e não só, o que nos deixa bastante satisfeitos e orgulhosos”, disse.

Na ocasião, a cantora Ary elogiou o nível de organização do FestiSumbe2022, justificando que continua a melhorar a cada edição.

Por sua vez, o músico Bessa Teixeira defendeu a necessidade dos restantes governos provinciais abraçarem a iniciativa, de modo a promover os artistas nacionais.

No primeiro dia de espectáculo, o público foi brindado com a actuação dos artistas Ary, Bessa Teixeira, Cláudio Fénix, Biura, o grupo humorístico Tuneza e o Dj Lutonda.

De igual modo, actuaram os artistas locais Playback, Os da Banda, assim como os Djs Vovoca Silva e Cuca Mix.

Numa organização do Governo Provincial do Cuanza Sul, em parceria com a empresa promotora de espectáculos LS Republicano, a edição2022 do FestiSumbe vai contar com mais de 30 músicos nacionais.

O Festival Internacional da Música do Sumbe foi criado em 2002 para comemorar o aniversário da província do Cuanza Sul (15 de Setembro).

Este ano, particularmente, o FestiSumbe insere-se igualmente nas celebrações do centenário do nascimento do primeiro Presidente da República e fundador da Nação, António Agostinho Neto.