Saúde

Bloco operatório do hospital do Nóqui inoperante há 5 anos por falta de especialistas

armandomaquengo
Nov 15, 2022

 O bloco operatório do Hospital Municipal do Nóqui, província do Zaire, está inoperante há cinco anos, por falta de médicos especializados.

A informação foi revelada esta terça-feira, à Angop, pelo administrador municipal do Nóqui, Manuel José António, afirmando que os médicos expatriados que asseguravam o funcionamento do referido bloco operatório já regressaram ao país de origem por fim de contrato.

Explicou que os pacientes com necessidade de cirurgias são obrigados a cruzar a fronteira para a vizinha cidade de Matadi, República Democrática do Congo (RDC).

Segundo o responsável, faltam médicos especializados em cirurgia, ginecologia obstetrícia, anestesia, pediatria e imagiologia.

As quotas atribuídas ao município, para os concursos públicos de ingresso na saúde nunca contemplam a admissão de médicos especialistas, acrescentou.

“Precisamos com urgência de um médico cirurgião, ginecologista obstetrícia, um anestesista, um pediatra e um imagiologista”, reforçou.

Com 50 camas, o Hospital Municipal do Nóqui dispõe de 171 técnicos, dos quais sete médicos generalistas.

A aludida unidade sanitária presta serviços nas áreas de urgência, maternidade, medicina interna, urologia, pediatria, entre outros.

O Nóqui tem uma população estimada em mais de 23 mil habitantes distribuídos por três comunas: Mpala, Lufico e Sede.