BNA diz que kwanza atingiu o equilíbrio e aponta para estabilização
O kwanza, valorizou 36% até Abril face ao dólar, desde o início do ano e apesar de ter registado em Maio “uma certa pressão” nada aponta para uma variação excessiva da moeda angolana no sentido da depreciação.
O Banco Nacional de Angola (BNA) considera que a taxa de câmbio do kwanza atingiu o seu ponto de equilíbrio e aponta para a estabilização da moeda, admitindo intervir apenas em caso de grandes flutuações.
Falando em conferência de imprensa, na Huíla, após a reunião do Comité de Política Monetária, o governador do BNA incentivou também os operadores económicos, sobretudo os que dependem de importações, a optar pelos câmbios a prazo.
José de Lima Massano disse que o kwanza, valorizou 36% até Abril face ao dólar, desde o início do ano, e apesar de ter registado em Maio “uma certa pressão” nada aponta para uma variação excessiva da moeda angolana no sentido da depreciação.
Também a oferta de moeda não abrandou, já que em Maio foi superior a mil milhões USD, continuou, admitindo que possa ter havido “um momento de acerto”, sendo provável que a estabilidade seja mantida.
“Aliás, nos últimos dias, a taxa de câmbio praticamente não se mexeu, teremos aí um indicador do que de positivo estará a acontecer”, sublinhou.
Por isso, o BNA vai manter o actual curso de política monetária para manter a estabilidade: “Por essa via, particularmente para os produtos importados temos condição de atenuar os choques externos que estão neste momento a acontecer com uma alta generalizada de preços nas principais economias”, realçou o responsável do banco central.
Lima Massano recomendou aos operadores económicos que negociem com os seus bancos comerciais câmbios a prazo para obterem maior segurança.
Mercado