Economia

BNA introduz regime de metas de inflação no país

armandomaquengo
Abr 13, 2022

O subdirector do Africa Training Institute, Carlos Resende, disse nesta terça-feira, em Luanda, que Angola terá maior capacidade de inverter a tendência permanente de subida de preços, com a implementação do “Regime de Metas de Inflação” por parte do Banco Nacional de Angola (BNA), entre os seus instrumentos de política monetária.

O economista, segundo fez referência o JA, teceu tais argumentos num seminário promovido pelo Ministério da Finanças, sobre os Desafios da Operacionalização da Política Monetária, durante o qual quadros seniores da instituição e jornalistas absorveram sólidos conhecimentos sobre a evolução dos mercados perante as pressões inflacionárias e os ciclos económicos inerentes a diversos factores exógenos.

Carlos Resende informou que a operacionalização da política monetária em períodos de crise assenta no alcance que pode ter, tendo em conta que a economia monetária actual tem, entre as suas premissas, o princípio de que a política monetária não afecta a estrutura da economia, pois, as questões estruturais, na maioria das vezes, se sobrepõem a reverter situações de baixo crescimento.

Indicou que “a Política Monetária tem, certamente, um efeito muito forte sobre a inflação, o que não sucede sobre o crescimento estrutural das economias”. Do mesmo modo, disse, “pode amortizar o efeito de ciclos e choques económicos desfavoráveis,  mas não tem o poder para despoletar períodos de crescimento acelerados ou criar riqueza”.

Ao indicar que tal “não é um caso particular para Angola, mas uma realidade para todas as economias do mundo”, Carlos Resende entende que Angola está a seguir o caminho esperado e mais acertado, com a execução de reformas necessárias, “pois, começou pela alteração do regime de câmbio para flexível, implementou em seguida a independência operacional do BNA na qualidade de banco central e está em vias de implementar o Regime de Metas de Inflação”.

Para o economista, este é o caminho natural de um país que quer seguir êxitos de outros Estados que implementaram esse regime. Notou que as experiências demonstram que o “Regime de Metas de Inflação” é importante, para ancorar as expectativas  inflacionárias e ajudar a fazer baixar a inflação, à medida que o regime é implementado de maneira crível.