Economia

BNA multa banco Keve em 30 milhões de kwanzas

manuelsumbo
Ago 31, 2022

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou uma multa de 30 milhões de kwanzas ao Banco Keve e obrigou a instituição a submeter à aprovação do ‘compliance officer’ todas as operações superiores a 20 mil USD.

De acordo com um comunicado do Banco Central, refere que enquanto decorre a supressão das deficiências detectadas, o Keve está sujeito à validação do Compliance officer e à aprovação expressa do administrador deste pelouro, de todas as operações cambiais iguais ou superiores ao equivalente a 20 mil USD.

Entre estas inclui-se o incumprimento de regras e procedimentos inerentes à realização de operações cambiais, incumprimento do dever de identificação e avaliação do perfil de risco dos clientes nas transações de importação e exportação de mercadorias, e deficiências na implementação do modelo de governação corporativa.

O regulador “com vista a assegurar a estabilidade do sistema financeiro nacional”, estabeleceu um prazo de 45 dias para a supressão das deficiências detectadas do sistema de controlo interno.