Boavista FC e Sagrada Esperança assinam acordo de cooperação
O Sagrada Esperança da Lunda Norte (Angola) e o Boavista FC de Portugal e assinaram, hoje, um acordo de cooperação, que visa preparar as condições para o estabelecimento de relações desportivas, formação técnica e partilha de experiências.
O acordo, rubricado pelos vice-presidentes para a área de cooperação e marketing do Sagrada Esperança e para formação do Boavista, Bruno Fernando e António Almeida, respectivamente, enquadra-se na estratégia de desenvolvimento desportivo e administrativo da equipa angolana.
O Sagrada Esperança compromete-se, no protocolo, a enviar anualmente para a Academia do Boavista jogadores jovens dotados de qualidades e capacidades técnicas, com margem de progressão, para dar seguimento a sua formação desportiva.
Constam do protocolo por parte do Sagrada Esperança, o envio de quadros de diferentes áreas, com realce para técnicos dos escalões de formação, scouting, médicos e pessoal administrativo para que sejam capacitados, bem como a abertura de uma casa do Boavista em Angola.
Por seu lado, o Boavista compromete-se em continuar com o processo de formação desportiva dos atletas jovens, com o objectivo de rentabilizar os activos, salvaguardar os interesses de ambos clubes numa futura transferência de jogadores formados no quadro do presente acordo para um terceiro clube, mediante consulta prévia.
Segundo o entendimento, numa futura venda ou contrato desportivo de um atleta de formação, deverá o Boavista entrar em contacto com o Sagrada Esperança, com vista a salvaguardar os direitos económicos que cada parte venha a ter direito por via de um acordo,
O Boavista assegura igualmente a formação nas áreas de gestão e marketing desportivo, envio de técnicos com experiência comprovada no processo de formação desportiva (treinamento), tendo em vista a partilha e a transmissão de conhecimento.
O acordo tem a duração de 12 meses, período em que estarão criados os instrumentos definitivos para a concretização do intercâmbio.
O financiamento deste protocolo será assegurado pelo maior patrocinador do Sagrada Esperança, a Endiama EP, empresa angolana de prospeção, exploração, lapidação e comercialização de diamantes.
Fonte: Angop