Cultura

Brasil homenageia 25 anos da CPLP com apresentação de livro

joaquimjose
Set 29, 2022

O livro “Nos vinte e cinco anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza” foi apresentado na quarta-feira em Brasília, numa homenagem ao passado da organização mas também ao futuro.

Se não fosse o embaixador José Aparecido de Oliveira não existiria CPLP, temos que lhe prestar essa homenagem”, afirmou à Lusa, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, à margem da apresentação do livro, na embaixada em Brasília.

José Aparecido de Oliveira, antigo embaixador do Brasil em Portugal, foi um dos fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Organizado pelo presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, e pelo presidente do Observatório da Língua Portuguesa, Lauro Moreira, o livro pretende fazer uma reflexão sobre a trajetória da CPLP e as contribuições que foi capaz de dar até ao momento.

O livro inclui textos de autores de países-membros da CPLP, como o português Francisco Ribeiro Telles, a são-tomense Maria do Carmo Trovoada Silveira, a timorense Maria Ângela Carrascalão e a cabo-verdiana Vera Duarte.

“Em tempos em que estamos a encontrar mais caminhos para a CPLP, é muito importante que se celebre a organização”, frisou Luís Faro Ramos, acrescentando ainda ser também “importante pensar naquilo que a CPLP pode ser”.

“A questão de um dia o português ser língua oficial das Nações Unidas é muito importante e deve ser um desígnio que todos devemos prosseguir”, disse.

Um objectivo para o qual países como Portugal e o Brasil têm uma responsabilidade grande, acrescentou o diplomata.