Actualidade

BUAP abarrotado nas últimas horas na Huíla

joaquimjose
Mar 30, 2022

As últimas horas do processo de registo eleitoral oficioso estão a ser marcadas por um fluxo considerável aos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) e de reclamações dos utentes sobre uma alegada “lentidão” dos operadores.

Uma ronda feita pela ANGOP na noite de terça-feira permitiu apurar que até às 20h50 minutos, a maior parte dos BUAP tinha às suas portas inúmeros cidadãos, jovens sobretudo, à espera de serem atendidos.

Na Huíla estavam até a última segunda-feira registados 427 mil 135 eleitores, o que corresponde a 95,75 por cento das estimativas (446.109) das autoridades.

À ANGOP, o cidadão Cipriano da Silva admitiu que “errou ao esperar pelas últimas horas”, mas argumenta que há três dias que vai ao BUAP e de lá volta sem fazer o registo, pois só tem tido tempo após o expediente laboral.

Um outro eleitor, Marcos Alberto, afirmou que cada actualização demora mais de 15 minutos, o que torna o processo moroso, e sugere que as autoridades, ao invés de criticarem os eleitores que decidiram registar-se nos últimos dias, devem criar as condições para responder à demanda.

Sobre as reclamações, o responsável do departamento de Modernização Administrativa e Gestão dos Balcões Único de Atendimento ao Público (BUAP), Pedro Maiato, disse que as actualizações estão a ser feitas em 42 balcões e por equipas móveis.

Destacou ser um dever do cidadão fazer o seu registo para poder exercer o direito de voto nas quartas eleições gerais, mas muitos desses esperaram pelos últimos dias, pelo que agora as enchentes são grandes, mas sem criar constrangimentos.

Negou haver atrasos no procedimento, justifucando que cada actualização demora entre três e cinco minutos, e que, embora haja um fluxo “muito grande”, os meios de trabalho facilitam o atendimento.

Pedro Maiato argumentou que a ansiedade dos jovens eleitores leva-os a fazer uma análise errada da actuação dos operadores de registo.

A província da Huíla possui 126 operadores de registo eleitoral oficioso. A sua população é estimada em três milhões 185 mil 244 habitantes, de acordo com projecções do Instituto Nacional de Estatística (INE) para 2022, que tem como base o Censo de 2014.

Fonte: Angop